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COMO ANDA A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO DO EXECUTIVO
J.A Nobre

Com muita freqüência, durante os cursos que ministro com o título “ADMINISTRAÇÃO EFICAZ DO TEMPO”, me deparo com expressões do tipo:
- “Quer dizer que até hoje eu trabalhei de forma errada???”
ou então:
- “Quem me garante que a partir de agora terei mais tempo???”

Desde o primeiro momento do evento, faço questão de informar aos participantes que a “Administração do Tempo” está intimamente relacionada com o campo comportamental e, sendo assim, somente através da conscientização e do firme propósito de mudar de cada um, é que os resultados serão alcançados.
Podem considerar-se aptos a participar desses cursos, todos os executivos que quando solicitados a dar respostas a respeito desse ou daquele trabalho/assunto, comumente manifestam-se assim:
- “Não tive tempo para examinar isso!”
- “Faltou tempo; prometo entregar amanhã!”
- “Não deu tempo, o dia foi terrível.”

Na realidade, o que geralmente ocorre com essas pessoas, é que elas desenvolveram mecanismos de defesa, muitas vezes inconscientemente, que não lhes permitem perceber que com a adoção de simples atitudes e a aquisição de novos hábitos, com certeza poderão facilmente mudar para melhor e assim, atingir uma excelente “performance” profissional.

Inúmeras vezes esses executivos hiperaterefados ou “maus administradores do tempo”, são vistos como relapsos, negligentes, enrolões e até mesmo, incompetentes.
A correta Administração do Tempo é composta por atividades e posturas tão simples e óbvias que, a princípio, muitos profissionais não acreditam que as mesmas possam ser eficazes, inclusive a curto prazo.

Eis algumas sugestões para aqueles que desejam administrar melhor o seu tempo:
- Divida as atividades em grupos de importantes e urgentes;
- Procure concentrar-se nas atividades importantes (tarefas que produzem resultados) e delegue as tarefas urgentes;
- Oriente seus colaboradores para, sempre que possível, trazer os problemas acompanhados de sugestões;
- Estabeleça horários para o atendimento das pessoas internas e externas à empresa;
- Use adequadamente o telefone;
- Treine sua secretária e seus auxiliares para desenvolver atividades que “só você é capaz de fazer”;
- Programe suas reuniões com antecedência e desenvolva-as de forma dinâmica;
- Não participe de reuniões as quais você desconhece o assunto;
- Solicite à sua secretária que faça uma triagem inicial dos contatos, ligações telefônicas e documentos, antes de passá-los a você;
- Deixe de ser centralizador, delegue!

Caso você adote essas atitudes, certamente perceberá que a maioria, senão todas, das suas atividades serão realizadas, será elogiado por sua organização e competência e principalmente, sentir-se-á muito mais contente consigo mesmo e, incrível... começará a sobrar tempo!

Aproveite esse novo tempo para investir em você. Leia, planeje seu crescimento pessoal e profissional, invista na sua imagem, curta a sua família e seus amigos.

“Tenha tempo para ser feliz!”






 
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