Quem Somos Produtos e Serviços Cases Clientes Artigos Galeria de Eventos Fale Conosco

artigos

artigo13

 

SUCESSO SUSTENTÁVEL
Márcio Nobre

Uma quantidade ainda extremamente pequena de organizações conhece os caminhos para a obtenção do “Sucesso Sustentável”. Prova disso é o alto índice de empresas que entram no mercado e atuam nele como verdadeiros cometas.

Os poucos vencedores que seguem a trilha dos bons resultados possuem em comum uma característica que hoje deve ser considerada uma necessidade: táticas de diferenciação. Talvez isso não seja uma novidade, até mesmo porquê em uma era em que a velocidade de informações atropela aos mais descuidados, essa que é uma imperativa sem dúvida deveria ser requisito básico na composição dos objetivos aos quais a organização se propõe.

Evidente que a constância em bons serviços e produtos, a manutenção da qualificação técnica, a disponibilidade de recursos e a resposta certa para as necessidades existentes são valores imprescindíveis na caminhada que remete ao “Sucesso Sustentável”, mas há entre as organizações que tangem esse patamar mais uma propriedade que compõe a “fórmula” para o encontro dos melhores e mais expressivos resultados. Essa peculiaridade está calcada em um dos pilares do Marketing que por muitas vezes somente é observado através de uma ótica direcionada ao meio externo e que dessa forma reduz as chances na conquista de tal sucesso. Essa propriedade é a “qualidade humana organizacional”, ou seja, são as pessoas que fazem parte, que constituem de forma comprometida e agregam real valor a organização.

Mas como fazer para que a organização tenha uma alta taxa de qualidade humana organizacional?

Existem várias maneiras de obter índices positivos e um exemplo observável é através da formação de “Trainees”. Mas se a sua organização não está disposta a substituir ou contratar profissionais, também existem mecanismos que podem auxiliar na qualificação dos colaboradores existentes e que em muitos casos não atingem bons quocientes de inteligência organizacional(Q.I.O). Isso acontece porquê fatores como a perda de foco, a falta de motivação e de oportunidades, a inconsistência na busca de objetivos, os conflitos pessoais e o não investimento da organização em seus colaboradores remetem a este fato negativo.

Por esses motivos é que há uma necessidade extrema de se investir nas pessoas para que os resultados pelos quais a organização almeja sejam conquistados. Também é importante ressaltar que por mais conhecimentos de ordem técnica e/ou por experiência prática que os colaboradores possuam, a manutenção e o aprimoramento destes conhecimentos, bem como o constante e planejado preparo técnico e comportamental são necessários para que exista a constância na obtenção dos resultados esperados.

Optar pela qualidade e pelo permanente e planejado processo de treinar colaboradores são os melhores caminhos para que o tão desejado sucesso sustentável floresça em suas organizações e em você.





 
© Copyright 2006, J.A. Nobre Consultores Associados
Webdesign by Webbureau