artigo36
Quem Somos Produtos e Serviços Cases Clientes Artigos Galeria de Eventos Fale Conosco

artigos

artigo36

 

COMO LIDAR COM MUDANÇAS E VENCER DESAFIOS

Márcio Nobre

Você acorda todo o dia diferente do que era ontem e do que será amanhã. Seus diferentes papéis se modificam e lhe modificam. Em casa, no trabalho, na universidade, com a família, com os amigos, com colegas de profissão em todos estes momentos de interações e de relações que geram em você, em cada um de nós, diferentes e variadas ações e reações, indicando movimentos, transformações.

Até mesmo para aqueles que estão na “inércia” (com pedido de perdão aos Físicos de plantão) a transformação sim está acontecendo, neste caso e para estes, o tempo está passando.

Isto justifica que a mudança é uma constante, que mudamos o tempo todo e o que nos cerca também muda. Mas poucos se dão conta disto e principalmente, poucos sabem lidar com mudanças. Ainda bem que existem alguns caminhos, algumas receitas e ações simples e tangíveis capazes de nos tornar adaptáveis, flexíveis, capazes de fazer com que nos habilitemos a lidar com situações em transformação.

Primeiramente: Reconheça que a Mudança é uma Certeza.
Não fique colocando empecilhos, dificuldades, complicadores para o novo, para algo que mudou, está mudando ou mudará. Pare de acreditar que “as coisas sempre vão ser do mesmo jeito”, que “fulano é sempre assim”, que esse “novo projeto não vai dar certo”, que “sempre fizemos assim e funcionou”. Tome consciência de uma vez por todas que a mudança é inerente à vida e que podemos aprender muito através dela. Recentemente o novo e aclamado Presidente dos Estados Unidos em seu discurso de posse citou: “O mundo está mudando e precisamos mudar com ele”.

Se você sensibilizar-se para essa primeira questão estará dando um belo passo para vencer desafios.

O passo seguinte é: Buscar / Visualizar / Promover os benefícios que as mudanças representam.
E tenha certeza, existem muitos benefícios como a busca e o prazer pelo novo, o exercício da criatividade, a vivência, o poder do propósito e muitos outros ensinamentos que podem transformar você em um profissional melhor, um filho melhor, um amigo melhor, uma pessoa melhor.

O 3o. momento é: A Hora de Identificar os pontos que para você representam dificuldades em situações de mudança.
É através deste diagnóstico que você constituirá um mapa de atitudes a serem adotadas para lidar de maneira eficaz diante de mudanças propondo a si mesmo soluções para superar as dificuldades identificadas e desenvolvendo a habilidade de viver mudanças de forma positiva.

Esta aí, uma pequena, mas eficaz receita para lidar com mudanças e mais; uma visão sobre como vencer desafios que por sua vez, em sua essência, guardam um fantástico segredo quando visualizados sobre a ótica de que: Desafios são bem-vindos!
Desafios são oportunidades de demonstrarmos a nossa capacidade, o nosso potencial, a nossa competência e que temos qualidades para vencê-los. Desafios nos permitem algo de estimado significado, de altivo valor que é o poder da realização. Sempre que concretizamos algo ao qual nos propomos somos presenteados com este valor.

Você é parte de um universo em constante transformação, portanto transforme-se junto.
Mude! Mexa-se!





 
© Copyright 2006, J.A. Nobre Consultores Associados
Webdesign by Webbureau