Quem Somos Produtos e Serviços Cases Clientes Artigos Galeria de Eventos Fale Conosco

artigos

artigo7

 

O PODER DO RELACIONAMENTO
J.A.Nobre

Certamente em muitas ocasiões nas quais Você perdeu um negócio, não concretizou uma venda, ou, até mesmo, tomou conhecimento tardiamente de uma oportunidade que se encaixava perfeitamente dentro das suas habilidades e do seu perfil, ficou a pensar:

Por que profissionais brilhantes não conquistam seu espaço?
Por que algumas pessoas obtêm sucesso na mídia, dentro de organizações, etc., pessoas essas que numa análise simplista, não reúnem qualidades para ocupar o espaço que ocupam?
Por que profissionais extremamente habilitados e habilidosos não se destacam?
Por que tantos medíocres são amplamente valorizados e requisitados?
Esse cargo tem a “minha cara”, como não fui nem classificado? Nem ao menos convidado?

Muitas podem ser as respostas, porém a mais simples e demolidora é:
Eles possuem QI! (Não confundir “quem indica” com “quociente de inteligência”), ou melhor:
Possuem um relacionamento, ou uma rede de relacionamento que lhes propicia acesso às suas conquistas.

Em um rápido exame ...
Quais são as pessoas com quem Você se relaciona?
Que locais Você freqüentou ou freqüenta?
Quais são os clubes, comunidades aos quais Você está associado? Qual é o seu grau de participação?
Você tem paciência e/ou boa vontade para investir e dedicar tempo para o estabelecimento de relações com pessoas que possuem uma rede de relacionamento poderosa para conduzí-lo ao sucesso?
Conscientemente Você tem planejado o estabelecimento de uma malha de relacionamento que o ajude a obter resultados favoráveis no seu campo de atuação?

Caso suas respostas não o convenceram, está muito claro o porquê de outras pessoas sempre, ou quase sempre, chegarem a sua frente em situações nas quais Você tinha a certeza que seria o escolhido, ou ainda, que somente Você preenchia completamente e até superava os requisitos para aquele cargo e/ou oportunidade.

Muitas são as pessoas que sonham com o sucesso, inclusive possuem habilidades e talentos, no entanto esperam que algo divino lhes aconteça.
A maior barreira que as pessoas enfrentam para atingir o sucesso, geralmente são auto-impostas, ou seja, são impostas por elas mesmas.

Enquanto Você e muitas pessoas acreditam e esperam por seu “lugar ao Sol”, por terem suas habilidades reconhecidas, muitas outras consideradas medíocres, sem expressão, sem nada de especial para acrescentar, ocupam importantes espaços porque possuem relacionamentos excepcionais. Relacionamentos que lhes propiciam dividendos.

Alguns iniciaram esses relacionamentos acidentalmente, devido a sua classe social. Outros buscaram impulsivamente essas relações e ainda outros, simplesmente fizeram uma análise técnica e taticamente, resolveram escolher as pessoas com as quais devem estabelecer a sua rede de relacionamento.

Estabelecer uma rede de relacionamento requer planejamento e ação.
Inteligência, conhecimento e habilidade são requisitos fundamentais para quem se predispõe a buscar o sucesso. Entretanto é fundamental possuir, além dos requisitos citados, uma determinação inabalável e fazer com que outras pessoas tomem conhecimento de todas qualidades que Você possui.

Para que outras pessoas possam ajudá-lo, elas, além de conhecer seus atributos, precisam lembrar de Você.
Existe alguma fórmula para ser lembrado?
Sim, estabeleça relacionamentos!
Faça com que as pessoas em diferentes oportunidades lembrem-se das suas qualidades e para isso, faça-se presente através de contatos pessoais, por telefone, “e-mails” ou por qualquer outro meio, sem ser “chato”.

Ao planejar suas ações tenha em mente o que Você tem a oferecer, onde quer chegar, quais são as pessoas que podem ajudá-lo.

Analise minuciosa e objetivamente as suas amizades, seus relacionamentos e defina quais as pessoas e suas respectivas áreas de atuação, que podem contribuir na conquista de seus objetivos.
Aproxime-se das pessoas e divulgue suas idéias e interesses.
Seja claro e transparente.
Resolva ser um facilitador de relacionamentos.
Não se dirija às pessoas somente em função dos seus interesses, procure ajudá-las nas necessidades delas.
Oportunize o relacionamento de pessoas que possuam interesses que possam ajustar-se.

Divulgue a todos o que Você faz, o que deseja, quais são suas áreas de interesse e o que está disposto a fazer para atingir seus objetivos.
Decida ser o protagonista da sua história e para que outras pessoas se interessem e queiram atuar junto a Você, estabeleça e entenda ...





 
© Copyright 2006, J.A. Nobre Consultores Associados
Webdesign by Webbureau